terça-feira, 23 de junho de 2009

Palestinos acham tumba de 4.000 anos na cidade natal de Jesus

Por Marcela Magalhães

Ao reformarem uma casa na cidade de Belém, descobriram acidentalmente um antigo túmulo intacto com vasilhas, bandejas, contas de colar e os corpos de duas pessoas, informou o órgão oficial de antiguidades da Autoridade Palestina.
A tumba mostra como era os costumes mortuários da época dos Cananeus, o túmulo foi datado de 1900 a.C. e 2200 a.C. De acordo com Stephen Pfann, historiador e arqueólogo de Jerusalém, o achado "é uma referência importante a respeito da vida dos cananeus", povo que ocupou a Palestina na época em que patriarcas bíblicos como Abraão e Isaac teriam vivido.

Fonte: www.g1.com.br



A Foto mostrada acima seria da entrada do Túmulo de Jesus que foi apresentado no documentário com mesmo nome, e que eu logo farei uma análise também para vocês.

Obrigada.

Descoberto na ilha de Chipre um poço da Idade da Pedra

Por Marcela Magalhães

Mudando um pouco de assunto, e agora não vou falar sobre os Caminhos de Santiago.

Agora vou noticiar um assunto para os Arqueólogos de plantão.

Foi noticiado pelo site do G1.com que foi descoberto um poço da Idade da Pedra na Ilha de Chipre, datando de 10.500 anos atrás, contendo um corpo de uma mulher.
O poço foi descoberto nas proximidades da cidade costeira de Pafos, onde outros cinco foram encontrados na mesma região pela equipe da Universidade de Edimburgo.

Incrível como a ciência nos auxilia a encontrar coisas de épocas passadas, e por esses achados podemos aprender mais sobre a cultura da época e como essas pessoas viviam.



Fonte: www.g1.com.br

sexta-feira, 19 de junho de 2009

Série Caminhos de Santiago - parte 1 - Apóstolo Tiago

Por Marcela Magalhães

Olá amigos, fiquei um tempo fora do ar, mas preparando a série Caminhos de Santiago. Vou ficar fora mais uns dias. Mas quero deixar o ínicio sobre o assunto.



Segundo a tradição, Tiago, filho de Zebedeu, após a crucificação de Jesus, passou seis anos pregando na Espanha. Retornou à Palestina doze anos após a morte de Jesus Cristo e lá foi decapitado, a mando de Herodes no ano 44. Conta a lenda que seu corpo foi colocado em uma barca de pedra em que viajavam dois de seus discípulos, que por si só atracou em costas da Galícia e, subindo o rio Ulla, chegou em Padron. Ali chegada, após diversas vicissitudes, o corpo foi enterrado no monte Libredon. Provavelmente por volta do ano 813, o bispo da região da Galícia, Teodomiro, foi informado da existência de um 'Campus Stellae' na região da Via Aria. Segundo os relatos, uma estrela fixa iluminava o local. O bispo mandou investigar e, após as escavações, descobriu-se um jazigo com o nome do apóstolo Tiago.

Isso é uma parte da história que temos que considerar como lenda, pois não sabemos se foi isso que aconteceu. Mas a história já começa envolta em mistério, e começaremos a ver como a peregrinação do povo começou após esse relato.

fonte: Diário do Caminho de Santiago de Compostela - Gilberto Valle - editora Triom, 2004.

Espero que vocês gostem da série. É uma viagem surpreendente.

A próxima parte será a continuação do que aconteceu após a descoberta do jazigo de São Tiago.

Obrigada