sexta-feira, 19 de junho de 2009

Série Caminhos de Santiago - parte 1 - Apóstolo Tiago

Por Marcela Magalhães

Olá amigos, fiquei um tempo fora do ar, mas preparando a série Caminhos de Santiago. Vou ficar fora mais uns dias. Mas quero deixar o ínicio sobre o assunto.



Segundo a tradição, Tiago, filho de Zebedeu, após a crucificação de Jesus, passou seis anos pregando na Espanha. Retornou à Palestina doze anos após a morte de Jesus Cristo e lá foi decapitado, a mando de Herodes no ano 44. Conta a lenda que seu corpo foi colocado em uma barca de pedra em que viajavam dois de seus discípulos, que por si só atracou em costas da Galícia e, subindo o rio Ulla, chegou em Padron. Ali chegada, após diversas vicissitudes, o corpo foi enterrado no monte Libredon. Provavelmente por volta do ano 813, o bispo da região da Galícia, Teodomiro, foi informado da existência de um 'Campus Stellae' na região da Via Aria. Segundo os relatos, uma estrela fixa iluminava o local. O bispo mandou investigar e, após as escavações, descobriu-se um jazigo com o nome do apóstolo Tiago.

Isso é uma parte da história que temos que considerar como lenda, pois não sabemos se foi isso que aconteceu. Mas a história já começa envolta em mistério, e começaremos a ver como a peregrinação do povo começou após esse relato.

fonte: Diário do Caminho de Santiago de Compostela - Gilberto Valle - editora Triom, 2004.

Espero que vocês gostem da série. É uma viagem surpreendente.

A próxima parte será a continuação do que aconteceu após a descoberta do jazigo de São Tiago.

Obrigada

Nenhum comentário:

Postar um comentário